segunda-feira, 20 de abril de 2009

Corações Duros na casa de Deus

(Hard Hearts in the House of God!)
Por David Wilkerson1 Setembro 1997
O que estou para dizer pode ser um choque para você -- mas eu creio nisto de todo o coração: Os corações mais duros deste mundo não estão entre os ímpios -- mas no meio do povo de Deus!
Quando pensamos em gente de coração duro, somos levados, a maioria de nós, a pensar em ateus declarados, como, por exemplo, Madalyn Murray O'Hair -- a mulher que serviu de instrumento para eliminar a oração das escolas públicas. Ateus como O'Hair ridicularizam a própria idéia de Deus. Sempre que se referem aos cristãos, as suas palavras são de um tom azedo e sarcástico. Outros ateus alardeiam seu ódio para com Deus -- por exemplo o roqueiro Marilyn Manson, que rasga bíblias em pedaços durante seu show no palco. Sempre que ouvimos alguma coisa sobre tal gente, pensamos: "Essas são as pessoas com os corações mais duros do mundo!"
Ou então podemos pensar em ativistas gays militantes, tais como aqueles que marcharam pela Quinta Avenida na cidade de Nova Iorque faz algumas semanas. Muitos desses homossexuais que marchavam zombavam do cristianismo e blafemavam o nome de Deus. Um homem levava um cartaz que dizia "Jesus é gay". Sempre que ouvimos de pessoas assim, pensamos: "Os corações deles ficaram endurecidos por causa do pecado. Não há como alcançá-los!"
Talvez pensemos nas nações comunistas que durante décadas perseguiram cristãos. Em Cuba, por exemplo, que fica a não muitas milhas da costa da Flórida, o regime comunista de Fidel Castro fechou todas as igrejas e começou a transformar catedrais em centros detreinamento para o comunismo. Os líderes de Cuba se vangloriaram: "Já demos fim a toda a religião!" E nesse tempo muitos cristãos pensaram: "Ninguém poderia ter coração mais duro do que esses que têm tanto ódio a Deus!"
Eu poderia acrescentar muito mais, descrevendo toda sorte de escarnecedores, zombadores, blasfemadores, rejeitadores de Cristo. E cada um desses pode, com acerto, ser descrito como duro de coração. Mas se você quer descobrir os corações mais duros de todos -- aqueles que o Senhor mais despreza -- tem que procurar na casa de Deus. Os corações mais duros são sempre encontrados no meio do Seu povo!
Conforme a Bíblia, a Dureza de CoraçãoQue Deus Mais Despreza Tem a Vercom Ouvir e Rejeitar a Sua Palavra.
"O homem que, muitas vezes repreendido, endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio" (Provérbios 29:1).
A palavra hebraica para "repreendido" neste versículo refere-se a ensino corretivo. E a palavra para "sem que haja remédio" aqui é "marpe", que significa "sem cura", "sem qualquer possibilidade de libertação". Este versículo primeiro nos diz que a dureza de coração vem como resultado de rejeitar repetidas advertências -- de pôr de lado todos os sussurros da verdade. E, depois, nos diz que, com o tempo, essa dureza fica impossível de curar. Então, quais são as pessoas que mais frequentemente ouvem essas advertências? Supõe-se que sejam cristãos -- aqueles que se assentam na casa de Deus cada semana ouvindo sermões corretivos!
A trágica verdade é que, apesar de ouvirem mensagens de fogo vindas do céu, multidões de cristãos não praticam o que escutam. Recusam-se a permitir a entrada de Deus em certas áreas de suas vidas. E, à medida que continuam a ouvir sem dar atenção, começa a estabelecer-se o endurecimento. Por fim, eles serão cortados sem esperança de jamais ser curados!
Por contraste, há alguns ativistas gays cuja dureza de coração foi curada. A princípio, eles amaldiçoavam a Cristo e cerravam o punho com raiva iante da face de Deus. Quando, porém, ouviram o evangelho e sentiram a pura e amável repreensão do Espírito Santo, seus corações amoleceram. Arrependeram-se e voltaram-se para Jesus, sendo curada sua dureza.
Agora, você pode estar pensando: "Espere um pouco. Está dizendo que um homossexual radical, endurecido pelo pecado, tem a esperança de ser curado de sua insensibilidade, mas um cristão endurecido pelo pecado não tem essa esperança? Como pode ser?" A diferença é que o referido homossexual não ouviu mensagem após mensagem de repreensão, endurecendo o coração continuamente para ela. Mas o cristão, sim!
A vida de um filho de Madalyn Murray O'Hair vai ilustrar este ponto. Ele tinha sido criado em um lar que era provavelmente o mais ateu da América. E ele depois trabalhou para sua mãe, fazendo cruzadas contra Deus e a religião. Mas quando ouviu o evangelho, foi gloriosamente salvo -- e ele mais tarde tornou-se ministro, pregando Cristo em lugar de maldizê-lo. A dureza desse homem era curável também -- porque ele não estava entre aqueles que se assentavam para ouvir sermões de reprovação e que continuamente os rejeitavam.
A mesma coisa é verdade quanto a muita gente que viveu durante anos sob domínio comunista. Quando caiu a Cortina de Ferro, o evangelho imediatamente inundou aqueles países que antes eram comunistas, e milhares receberam Jesus. Soldados do Exército Vermelho converteram- se à esquerda e à direita, e mesmo alguns generais de alto escalão tornaram-se poderosas testemunhas de Cristo. Em questão de dias, funcionários do governo, professores e até membros da KGB estavam pedindo bíblias e pregando a Cristo a outros que estavam sob sua influência.
Nosso ministério promoveu cruzadas na Polônia pouco antes do colapso do comunismo naquele país. Foi uma das poucas vezes em que oficiais tinham permitido qualquer pessoa lá dentro manter abertamente encontros religiosos. Cada noite, quando eu pregava, centenas de jovens literalmente correram ao altar -- chorando, contritos, famintos de Cristo. Todos tinham sofrido lavagem cerebral contra religião. Mas a dureza deles era curável -- porque eles não se tinham assentado a ouvir contínua repreensão e a endurecer-se diante da palavra de Deus.
Em minha experiência, os corações mais duros -- o tipo incurável -- sempre foram encontrados ao alcance da voz da pregação ungida pelo Espírito Santo. Essa dureza não existe em igrejas frias, mortas, formais, onde o evangelho tem sido corrompido por gerações. Não -- ela sempre é encontrada onde uma palavra pura é pregada do púlpito -- e rejeitada nos bancos!
Você pode perguntar: "Que é exatamente um coração duro?" Um coração duro é aquele que está determinado a recusar obediência à palavra de Deus. Ele ficou impossível de tocar, imune às convicções e advertências do Espírito Santo.
Por favor, não me compreenda mal: Endurecer o coração não é apenas voltar-se contra Deus, ou rejeitar Cristo, ou recusar-se a ir à igreja. O fato é que o seu coração fica endurecido mesmo se você está na igreja sempre que as portas estão abertas. Você pode ficar endurecido enquanto ouve fitas de ensino... ou canta louvores de Deus... ou serve como atendente, professor, membro da equipe de louvor ou de adoração. Na verdade, você pode ficar tão duro para com a palavra de Deus quando está praticando atos de culto, que, até mesmo se Jesus viesse pregar pessoalmente do púlpito, você faria ouvidos moucos diante dele! Agora mesmo, você pode estar dizendo para si mesmo: "Epa, tudo isto parece que me dá um pouco de medo." Fique tranquilo, eu não quero levar ninguém à contrição de coração por força do medo. Mas a verdade é que, se você ignora sistematicamente as advertências da palavra de Deus, é melhor que passe a frequentar a igreja mais morta que puder encontrar. De modo que não seja julgado com tanta severidade como seria no caso de continuar sentando-se em uma igreja do Espírito Santo e rejeitando a palavra ungida que você ouvir. Se continuar a fazer isso, seu coração ficará tão duro que já não terá cura!
Deixe-me segurar o prumo para que você seja medido de acordo com a verdade do evangelho que você ouviu.
Quero lhe dar um teste, para ver se você já deu os primeiros passos em direção à dureza de coração. Deixe-me fazer-lhe as perguntas seguintes:
1. Quantas vezes você ouviu ou leu mensagens a respeito do perigo de negligenciar a oração diária e a leitura bíblica?
Tenho muitas mensagens escritas sobre esse assunto, sabendo que tempos difíceis estão para cair sobre nossa sociedade. E contudo muitos leitores ainda se recusam a tomar suas bíblias ou a gastar ao menos cinco minutos falando a seu Pai celeste. Amado, se você negligencia seu lugar secreto no lar -- se você pensa que só orar na igreja atende a todas as suas necessidades-- nunca vai sobreviver aos dias de tribulação que estão pela frente. Pense nisto: Se você não quer dar atenção à palavra que tem por fim curá-lo e fortalecê-lo em tempos bons, como você encontrará poder para ser vitorioso durante os dias difíceis que estão para chegar.
Se você tem ignorado as instâncias do Espírito Santo que procura levá-lo ao lugar secreto buscando intimidade, então você já deu o primeiro passo para a dureza de coração. Você pode preencher todo o seu tempo fazendo boas obras, abençoando pessoas e derramando seu coração no serviço cristão. Mas se negligencia o tempo com o Senhor -- recusando-se a buscar a sua face ou atentar à sua palavra -- ficará fraco, temeroso, deprimido, e por fim uma presa para o diabo. Ter um conhecimento pessoal de seu Pai celeste é a única maneira de preparar- se para aquilo que está por vir!
2. Quantas vezes você foi advertido sobre as horríveis consequências da fofoca?
Às vezes, minhas advertências a respeito da fofoca são como chuva suave, leve -- outras vezes, têm sido como trovão estrondeante. Tenho escrito de como a fofoca e a murmuração tiveram custo total para Israel. Vez após vez, os israelitas foram advertidos sobre os perigos deste pecado. Mas eles persistiram em desobedecer ao Senhor -- e isto lhes trouxe uma vida inteira de miséria e deserto infestado de serpentes!
Agora, deixe-me novamente erguer o prumo sobre a sua vida: Você disse alguma coisa contra um irmão ou uma irmã durante a última semana -- alguma coisa que não era de sua conta repetir? Ou você escutou alguma fofoca sobre essa pessoa? Se isso ocorreu, você deixou que uma semente de dúvida sobre ele ou ela fosse plantada na sua alma?
Eu lhe pergunto -- como pôde você continuar a fofoca, à luz de todas as advertências que tem recebido? A única resposta é que você já começou a descer a ladeira em direção à dureza de coração!
3. Quantas advertências você tem ouvido quanto a acalentar um pecado secreto?
Que dizer quanto àquele pecado que está atacando habitualmente -- aquele sobre o qual o Espírito de Deus tem falado continuamente? Através dos anos, tenho escrito muitas advertências a respeito dos perigos de namoricar um pecado de estimação. Contudo, não só tenho pregado contra o pecado, mas tenho ensinado sobre o poder de ressurreição de Deus. Tenho pregado que o Senhor tanto nos reveste com o poder vitorioso através de seu Espírito como põe um desejo em nosso coração para agir corretamente.
Conheço, porém, pessoas que se têm assentado sob meu ensino na Igreja Times Square durante anos -- e ainda bebem, fumam, blasfemam e se dão a farras. Amado, isso é um coração duro! Quem ousa ficar sentado diante de uma amorável repreensão semana após semana e ainda continuar pecando, nunca deixando que a convicção caia fundo dentro dele? É alguém que está a precipitar-se ladeira abaixo, em direção à dureza de coração!
É Possível Alguém Gostar de Ouvir aPalavra de Deus -- Apreciar e Aprovar AquiloQue É Objeto da Pregação -- E ContudoFicar Incuravelmente Endurecido enquanto Escuta.
Você pode sinceramente acreditar que aceitou um sermão simplesmente porque o escutou, pensou sobre ele e conversou sobre ele durante o jantar de domingo. Pode, porém, fazer tudo isso e ainda ser um mero ouvinte -- e não um praticante da palavra de Deus!
Os filhos de Israel gostavam de ouvir a pregação poderosa de Ezequiel -- mas eles nunca a obedeceram: "E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza. E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave... porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra." (Ezequiel 33:31-32).
Muita gente em nossa congregação se aproxima de mim após o culto e, me abraçando diz: "Pastor, essa palavra que o senhor pregou foi poderosa." Mas assim que eles se afastam o Espírito Santo me sussurra: "Eles não ouviram uma só palavra do que disseste!"
O livro de Hebreus nos dá uma advertência solene -- "Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto" (Hebreus 3:7-8). "Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram (rebelaram- se)..." (v 16). Estes textos mostram claramente que a dureza não está ligada ao ateísmo, ao comunismo ou a qualquer outro "ismo" -- mas, antes, à atitude de ouvir e não praticar a palavra de Deus.
Conheço muita gente na Igreja Times Square que são pessoas ternas, gentis, sacrificadas -- e ainda assim estão correndo perigo de ficar de coração duro! Tenho buscado ao Senhor a esse respeito, perguntando: "Pai, como podem essas pessoas dedicadas, ativas, ouvir sermão após sermão de admoestação, e mesmo assim nunca mudar? Eles vêm a nossa casa semana após semana, prestando-Te culto, louvando-Te -- mas não estão crescendo para a maturidade. Sei disso, porque os ouço fofocar, e sei de outros pecados na vida deles. Gostam muito de ouvir pregar a Tua palavra -- mas simplesmente não obedecem. Senhor, o que os impede de obedecer a Tua palavra?"
Deus me mostrou que tudo tem origem na forma de sua conversão. Essas pessoas negligentes na verdade nunca se converteram! Veja, a bíblia fala de dois tipos de conversão:
Primeiro, há uma conversão que leva à cura e à libertação de todos os pecados. É a deste tipo que a maioria dos cristãos tiveram. Mas também há uma conversão que conduz à dureza e à cegueira. Deixe-me dar uma ilustração.
Israel de bom grado escutou a poderosa pregação do profeta Isaías -- porém continuamente justificavam seus próprios pecados, chamando o mal bem e o bem mal. Assim, Deus instruiu Isaías: "... Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado" (Isaías 6:9-10).
Deus sabia que os israelitas não estavam dispostos a largar dos pecados que os assediavam. Eles amavam demais seus prazeres carnais e seus companheiros ímpios. Então o Senhor disse a Isaías: "Essa gente nunca vai mudar o coração. E, doravante, nada falarei a eles. Ao invés, quero que tu incentives a dureza deles, Isaías. Dessa forma, talvez alguns escutem antes que seja tarde demais!"
Simplificando, Deus estava apelando para uma plena submissão de seu povo. Ele estava dizendo: "Se vocês querem ser chamados pelo meu nome -- se os seus corações hão de se converter -- então isso tem de acontecer de tal modo que os liberte dos seus pecados, os cure e os ponha livres de todo cativeiro!"
Eu agradeço a Deus as multidões de cristãos que iniciaram sua caminhada com Jesus da maneira certa -- amando a verdade e obedecendo à palavra de Deus. Eles tiveram, pelos seus pecados, a tristeza que é segundo Deus, e o seu arrependimento foi de todo o coração. Quando abandonaram os caminhos de sua carne, apaixonaram-se pelo Senhor, e a sua palavra tornou-se para eles uma lâmpada guia. E hoje eles se entregam sem reservas à obediência de sua palavra.
O Segundo Tipo de ConversãoÉ o Que o Exército Chama Religião da "Trincheira".
Este segundo tipo de conversão é o que ocorre a alguns soldados quando entram em batalha. Ao ouvir as balas sibilando por cima deles e ver as bombas caindo ao redor, eles vêem a face da morte -- e depressa clamam a Deus!
Foi esse o tipo de conversão que Faraó teve. A certa altura ele tinha ouvido sete repreensões do Espírito Santo, mas ainda não queria obedecer à ordem do Senhor para libertar Israel. E agora Deus mandou Moisés a Faraó pela oitava vez, com a mensagem: "...Assim diz o Senhor Deus dos hebreus: Até quando recusarás humilhar-te diante de mim? Deixa ir o meu povo, para que me sirva" (Êxodo 10:3).
Deus já tinha advertido Moisés sobre qual seria a reação de Faraó: "...Vai ao Faraó: pois eu endureci o seu coração..." (versículo 1). Você pode perguntar: "Que chance tinha Faraó? Afinal, o Senhor tinha endurecido o seu coração." Não! As palavras aqui podem levar a um malentendido. O endurecimento de Faraó não aconteceu por decreto eterno; antes, a escritura nos diz em uma passagem anterior: "Vendo, pois, Faraó que havia descanso, endureceu o seu coração, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito" (8:15).
Cada vez que Faraó se recusava a obedecer à ordem dada pelo Senhor, Deus visitava o Egito com uma praga severa. E cada vez Faraó clamava: "Está bem, Senhor -- eu faço o que quiseres. Só me tira desta calamidade!" Cada vez, porém, que havia livramento, ele sempre voltara atrás para sua rebelião.
A Bíblia diz a mesma coisa sobre os pais de Israel: "Porém eles e nossos pais se houveram soberbamente, e endureceram a sua cerviz, e não deram ouvidos aos teus mandamentos. E recusaram ouvir-te, e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste, e endureceram a sua cerviz..." (Neemias 9:16-17).
Deus sempre sabe o que há no coração de uma pessoa. E Ele sabe quando alguém vai ouvir mas não obedecer, escolhendo, ao invés, andar o seu próprio caminho. Ele sabia disso a respeito de Faraó -- porque, depois de sete reprimendas e pragas de julgamento, o coração de Faraó tinha ficado cada vez mais endurecido.
Agora uma oitava praga estava para cair sobre os egípcios, e era uma coisa grandemente temida: gafanhotos. Através da Bíblia, gafanhotos significam ruína e destruição. Em muitas ocasiões, eles representam a retribuição de Deus a um povo. De fato, o profeta Joel compara um certo exército invasor a uma nuvem de gafanhotos: "E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto... o meu grande exército que enviei contra vós... executando a sua palavra..." (Joel 2:25, 11).
Nem sempre Deus mandava tais pragas meramente para castigar, mas antes para executar a ordem e a vontade divinas. Muitos residentes de nossos ministérios Timothy House e Sarah House conhecem isto em primeira mão. Eles perderam empregos, finanças, saúde, casamentos, famílias -- tudo porque os gafanhotos do álcool e das drogas devoraram tudo nas vidas deles. Contudo, foi por meio dessas pragas que esses homens e mulheres se voltaram para Jesus.
No Egito, nuvens de gafanhotos desceram sobre a terra da noite para o dia, devorando tudo que se podia ver -- lavouras, plantas, ervas, até as cascas das árvores. Quando seu trabalho estava terminado, não restava nem mesmo uma folha de capim:
"E vieram os gafanhotos sobre toda a terra do Egito, e assentaram-se sobre todos os termos do Egito; tão numerosos foram... porque cobriram a face de toda a terra, de modo que a terra de escureceu; e comeram toda a erva da terra, e todo o fruto das árvores... e não ficou verde algum nas árvores, nem na erva do campo, em toda a terra do Egito" (Êxodo 10:14-15).
Aquelas espessas nuvens encheram as casas dos egípcios. A qualquer lado que se voltasse, o povo via gafanhotos -- no soalho, na gamela de amassar, no leite, nas roupas, nas camas. Esses gafanhotos zuniam suas asas com um som aterrorizante e mordiam e mastigavam tudo que aparecia. Em poucos dias, o Egito estava em ruína total.
Nesse ponto, uma palavra pequena mas muito importante aparece na escritura -- a palavra "então". "Então Faraó se apressou a chamar a Moisés e a Arão, e disse: Pequei contra o Senhor vosso Deus, e contra vós" (v 16).
Faraó confessou seu pecado, admitindo seu mau procedimento. E parecia que seu arrependimento fosse pleno e completo. Mas qual era sua motivação para arrepender-se? A Escritura deixa isto bem claro nas próprias palavras de Faraó: "Agora, pois, peço-vos que perdoeis o meu pacado somente desta vez, e que oreis ao Senhor vosso Deus que tire de mim somente esta morte" (v 17). Faraó estava dizendo: "É verdade, eu pequei -- sinto muito. Agora, apressa-te, Moisés, e tira-me deste aperto. Ora a teu Deus por mim. Estou em apuros, e preciso me desafogar!"
Faraó viu que estava a ponto de perder tudo -- então arrependeu-se na esperança de que Deus o livraria da confusão em que se havia metido. Tudo o que ele queria era sair do aperto!
Que Foi Que O Trouxe ao Senhor no Início?
Você veio ao Senhor como o fez Faraó -- só porque queria alguma coisa de Deus? Você se voltou a Ele para largar um vício de droga, para ter seu casamento restaurado, para se livrar de um aperto financeiro? Foi isto que você disse a si mesmo?: "Se eu vier a Jesus, Ele pode fazer as coisas funcionarem".
A verdade é que Cristo fará milagres para você. Ele vai fazer o impossível em sua vida. Mas se você vem a Ele somente para obter dele alguma coisa -- só para se livrar de seus problemas -- você nunca vai crescer uma polegada em maturidade. Pelo contrário, vai ficar empedernido.
Volte seu pensamento ao tempo de sua conversão. Ela aconteceu depois que algum gafanhoto havia devorado tudo? De algum modo sua saúde estava debilitada? Um de seus filhos estava enfrentando problemas? Você estava sofrendo alguma desolação, com a morte e a ruína pairando sobre você?
Por favor, não me compreenda mal. Naturalmente, Deus tem prazer em salvar pessoas que acabaram em ruína. Quando tudo está perdido, Ele sempre está perto -- e é fiel para libertar. Porém, amado, você não pode via a Jesus só para obter alívio! Você tem de vir a Ele porque Ele é Deus -- e porque Ele merece sua vida, sua adoração, sua obediência.
É uma coisa perigosa vir à casa de Deus e estar presente aos atos de culto. Você pode ensinar, atender a pessoas, pode cantar no coro -- e você pode dizer a si mesmo: "Lembro-me bem de minha conversão. Recebi Jesus no meu coração faz cinco anos." Mas se o seu coração se tivesse de fato convertido naquele tempo, isso apareceria em sua vida hoje.
Você estaria crescendo espiritualmente -- lendo a Bíblia freqüentemente, levando todas as suas necessidades e problemas a Deus, gastando tempo precioso com Ele em seu lugar secreto. E sempre que você ouvisse advertências sobre a vinda de gafanhotos, prestaria atenção -- porque você sabe que as ordens de seu Pai têm origem no seu amor a você.
Agora mesmo você pode estar dizendo: "Sim, irmão David, eu admito que tenho negligenciado a palavra de Deus. E ainda estou preso a um pecado que me assedia. Será que estou por demais endurecido -- já fui longe demais -- para receber o toque curador do Senhor?"
Não -- de maneira nenhuma! Se você quer começar a invocar o Senhor hoje, no meio de sua necessidade, Ele lhe trará tempos de refrigério. Sempre que você trouxer a Ele um coração verdadeiramente arrependido, Ele vai agir não como seu juiz, mas como seu mediador e intercessor. Agora mesmo Ele lhe está dizendo: "Apenas invoca-me, e Eu o farei para você. Eu virei a você, suprindo tudo o que precisa para manter seu coração macio e quebrantado diante de mim."
Você quer crescer até a maturidade em Cristo? Quer que o Senhor continue repreendendo-o em amor e guiando-o para a fé e a piedade? Então invoque-o hoje. Nada vai mantê-lo no caminho que Ele lhe traçou, mais do que um coração quebrantado e contrito!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money