sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

TANUKI - BONSAI

O valor  de criar um único bonsai de duas fontes separadas (um  que tem estado por muito tempo sem vida) tem sido frequentemente uma matéria de debate dentro da comunidade ocidental do bonsai. Tais criações são consideradas como o "tanuki" (madeira morta/arastada) bonsai e por muitos forrasteiros como a Fênix que renasce.
Não obstante seu nome, o processo de sua criação é basicamente o mesmo. Uma  grande parte e interessante de madeira morta é usada como local para encaixar a planta. Uma ferramenta tipo dremel é usada para fazer um sulco na madeira morta e então é encaixada uma planta nova (normalmente junípero) na abertura, utilizando pregos e/ou parafusos ou outra maneira de fixação.
Com a passagem do tempo a planta nova cresce no sulco, os parafusos são removidos . Passa-se então a dar  forma  usando técnicas tradicionais do bonsai, começa a ter aparência de uma árvore antiga similar a muitos dos juniperos da Califórnia e do Colorado  que  vemos ser coletados no deserto do sudoeste americano  .
O Ponto de Vista Japonês
Nas mãos de um artista hábil do bonsai a criação terminada pode ser espectacular, mas é ele um Bonsai verdadeiro? Muito forrasteiros, incluíndo este autor, dizem que sim, mas entre os japoneses a pergunta é sem resposta. Compreender como tais criações receberam este nome pode ajudar ao leitor a compreender o ponto de vista japonês na matéria.
A tradução da palavra "tanuki" : um animal que é considerado no oeste como particularmente arisco e agressivo. Entretanto, no Japão os texugos são considerados como extremamante espertos. Uma história popular japonesa popular diz que um tanuki vestido como um sacerdote budista e que vista cada casa de uma vila e convence os moradores a lhe fornecer comida e dinheiro gratuitamente. Com este tipo de história é fácil compreender como o "tanuki" pode significar:  "algo que náo é mas parece ser."
Isto não quer dizer que os japoneses nunca fazem tanuki bonsai... eles fazem. Consideram-no como um divertimento, mas para não ser considerado na mesma categoria que o bonsai regular. Você não verá o tanuki indicado em mostras profissionais no Japão porque na última análise, não consideram tanuki bonsai  como válidos. Como o tanuki da fábula, tais bonsai não são o que parecem ser. Eles são... na realidade... falsificação
.
A Realidade Ocidental
Mas são falsificados? Talvez seja uma questão de ponto de vista. O termo a Fênix que renasce foi usado primeiramente  nesse objetivo pelo notável artista do bonsai Dan Robinson . Seu jardim em Bremerton, Washington é uma coleção espectacular de bonsai coletados, mas inclui também uma coleção expresiva do tanuki ou como Dan diria... fênix renascida. Como o pássaro Fênix da  mais gloriosa mitologia grega, levantar-se e renascer sempre das cinzas de sua próprio pira. O Fênix bonsai utiliza  madeira morta antiga e uma planta jovem, para criar uma nova visão artística que é a soma das duas peças.
Se, como um pintor ou  escultor nosso objetivo é criar um trabalho de arte que envolva o emocional e a  reação intelectual do visitante,  talvez este tipo de bonsai seja tão válido quanto qualquer outro. Nós devemos fazer uma pergunta. Nós honramos nossos professores trazendo introspecções novas e aproximações novas a arte ou nós simplesmente procuramos a rebaixar? É um debate que continuará na comunidade ocidental do bonsai por muitos anos. 
Não é nossa finalidade oferecer aqui uma solução a tal debate, mas apresentar simplesmente os mecânicos e as técnicas para criar um tanuki bonsai. Se você escolher indicar a sua criação terminada em uma exibição de bonsai a decisão é sua. Chame-a como quiser , mas para recordar sempre as palavras de um outro grande artista: "A rosa poderia ser chamada por outro nome, mas sempre terá esse doce aroma."
Seleção de Madeira Morta
Pelo  fato de que a madeira morta está sendo usado em sua construção, um tanuki bonsai é uma criação provisória por melhor que seja. Ser temporário pode ser traduzida em 2, 22 ou 202 anos,  dependerá principalmente do tipo de madeira que você escolher para sua criação. A água é o inimigo. Todo a madeira morta que estiver em contato constante com a umidade estará  eventualmente deteriorando sendo necessário reparo ou  recolocação. Conseqüentemente, nem toda madeira morta será trabalhada, não importa como interessante seja sua forma. Necessita ser denso e muito resistente. A parte usada neste artigo é um tronco de  junipero coletado no deserto ocidental, muito velho e resistente o bastante para ser utilizado pregos.
As partes superiores da madeira morta que não tiverem contato com a massa do solo resistirá muito bem, mas aquelas partes que estão em contato direto com o solo será rapidamente deteriorada caso não sejam bastantes resistentes. Alguns gostam de pintar a madeira morta com um protetor para madeira, minimizando o efeito da umidade. Esta pode ser uma bao idéia. Há muitas variedades disponíveis no mercado. Entretanto, você deve verificar que o produto químico utilizado não ira danificar o solo e a árvore plantada nele.
Seleção do Vaso
O tanuki  bonsai  não é um bonsai imediato. Você estará trabalhando com material de uma planta relativamente nova que necessita de tempo para crescer. Suponha  que será necessário em torno de cinco anos para ter uma boa árvore. Inicialmente, você deve selecionar um recipiente grande. Eventualmente você transferirá a planta para um recipiente apropriado quando for exibir. Para agora, algo tão simples quanto uma grande bandeja plástica ou uma caixa  de madeira servir-lhe-á bem. 
Seleção da Planta
Para fazer um tanuki bonsai os juniperos são  mais frequentemente utilizados. Isto vem do fato de que a maioria de árvores antigas que possuem madeira morta estão nesta classe. Os juniperos são frequentemente utilizados, mas também os pinhos, os abetos, e outros estão no jogo, não devem ser excluídos. Recorde que o objetivo é criar algo que ao ser visto percebamos que poderiam ter sido escavados pela natureza... não é criar algo para Disneyworld.
 
 



















Seja guiado pelas senguintes considerações. O material da planta deve ser razoavelmente novo,  é requerido  um diâmetro do tronco não muito maior do que seu dedo indicador. O material selecionado deve ser muito flexível e permitir ser perfurados através de seu tronco. Os juniperos e os pinhos são muito flexíveis e ajudam a embelezar este tipo de trabalho. Se você escolher uma azalea descobrirá que o tronco e os galhos  partem facilmante e que a casca não resiste ao movimento da madeira morta. Ao menos para sua primeira tentativa, reduza suas dificuladades ao mínimo.
 
Neste exemplo nós selecionamos um Shimpaku a ser utilizado.
Passos a seguir
A seguir temos um guia passo-a-passo para criação de nosso bonsai. Termine estas etapas exatamente na ordem listada. As considerações artísticas não são o foco deste artigo, apenas as etapas mecânicas que serão  necessárias para terminar a planta. As práticas tradicionais do balanço assimétrico e da triangulação apropriada são as mesmas utilizadas para todos os bonsai. Como você posiciona a madeira morta, onde você corta o sulco com a retificadeira e como você posiciona o tronco e os galhos deve ser baseado nos  princípios utilidados na criação de um bonsai.

Passo 01
Prepare o recipiente perfurando quatro furos espaçados uniformente  no fundo do vaso de cerãmica. ( foto 1) estes furos devem ser grandes o  bastante para acomodar dois fios de cobre através de cada furo de aproximadamente 2.5 milímetros de espessura. Coloque a tela sobre os furos da drenagem e fixe-a como em todo bonsai.



Passo 02

 
Determine o ângulo em que a madeira morta será posionada no recipiente. ( foto 2) a base da madeira morta deve estar reta  e paralela com o fundo do vaso tanto quanto seja possível. Para conseguir isto você deve desenhar uma linha com caneta preta na base da madeira que seja paralela ao fundo do vaso, tão perto da base do tronco como for possível. Então usando uma serra de mão, corte a madeira de modo que o fundo esteja liso e paralelo. (fotos 3 e 4)




Passo 03
Use uma broca para fazer os furos  para quatro parafusos pequenos com ilhós. ( foto 5) os ilhós devem ser aprofundados na madeira, e posicionados próximos ao furos feitos no fundo do vaso de cerâmica. Os ilhós necessitam estar perto da base da árvore e serão eventualmente colocados fios de cobre para prender firmemente no lugar, que não serão mostrados pois estarão cobertos com o solo.


Passo 04
A pedra deve agora ser colocada no fundo do recipiente para elevar  a  madeira morta enterrada sob o solo, desse modo diminui a quantidade de madeira morta exposta à umidade e retarda a deterioração inevitável. (fotos 6 e 7) as pedras  ou cacos podem ser usados e empilhados para conseguir a altura desejada. Corte as pedras em um tamanho que acomode apenas a base no fundo do recipiente.

Passo 05
Selecione seu material (neste caso  um Shimpaku de 1,0 m com um diâmetro do tronco na base de aproximadamente 2,0 cm) e determine de que maneira o tronco deve ser posicionado. Isto pode ser planejado por algum tempo. Não se apresse! Uma vez que você decidiu, remova todo a folhagem que  fica situado entre o tronco da madeira morta e o tronco do shimpaku. Use um lápis para definir uma linha na madeira morta que indicará aonde o sulco será feito. Em seguida, remova o shimpaku de seu recipiente, envolva-o em um saco plástico e amarre-o muito firmemente com barbante. ( foto 9) esta etapa é muito importante. As raizes devem permanecer úmidas (hidratadas)  durante o longo processo que segue.


Passo 06
Use uma ferramenta tipo dremel  com uma ponteira redonda (metade de uma polegada) para corta o sulco na madeira morta. (fotos 10 e 11) uma nota artística... Você tente colocar o ponto de entrada da madeira viva  na parte traseira . É  recomendado que a vista dianteira da árvore, seja considerada a parte boa do  bonsai, e assegurando que seja visto  uma parcela do tronco vivo (chamado também linha da vida) que é visível porque emerge do solo. O sulco necessita ser ao menos a metade do diâmetro do tronco do shimpaku e da mesma largura da planta. 
Recorde que você está trabalhando para que uma árvore possa ser exibida em 3 a 5 anos. Se você fizer o sulco demasiado raso, a árvore empurrar-se-á eventualmente fora do sulco. Uma palavra de cuidado. As brocas da dremel  são muito afiadas e não se importam particularmente se cortarem a carne ou a madeira. As ferramentas utilizadas neste serviço são perigosas e se você nunca usou uma antes, deve proseguir com cuidado e procurar o auxílio de alguém que tenha experiência.

Passo 07
Começando na base, comece a colocar o junipero no sulco na madeira morta. (foto 12) use uma broca pequena para fazer um furo no shimpaku vivo e ligeiramente na madeira.  Então use um parafuso apropriadamente longo com uma arruela pequena e fixe o junipero confortavelmente em seu sulco na madeira morta. (a arruela impede que a cabeça chanfrada do parafuso se afunde no tronco do junipero demasiadamente). (foto 13) 
Mova para cima algumas polegadas e coloque o parafuso seguinte. Você descobrirá que neste processo se trabalha melhor com quatro mãos do que com duas. Peça que um amigo ajude. Se possível tente usar poucos parafusos para fazer o trabalho. Trabalhe lentamente e do fundo da árvore para cima. (foto 14) pode ser necessário durante este processo fazer ajustes na forma do sulco, para permitir a passagem do tronco da árvore ou para permitir que um galho lateral escape da canaleta. NOTA: Certificar de que instalou a base da árvore (que contem a massa da raiz) ligeiramente a esquerda, direita, dianteira ou  parte traseira do tronco da madeira morta e não diretamente abaixo dela. Verifique que o tronco está livre e pronto para ser colocado no alto das pedras no recipiente. Não poderá fazer isto se você tiver as raizes situadas diretamente abaixo do fundo do tronco da madeira morta.


Passo 08
Coloque dois fios de cobre através dos furos que você executou  dentro o recipiente mais cedo. Não use  de alumínio que tem uma tendência a esticar e quebrar nestas situações. Coloque uma camada de solo para bonsai no fundo do recipiente e posicione a pedra  sobre o furo central e no alto de uma camada pequena de solo. Remova o plástico em torno da massa da raiz do shimpaku e posicione o tanuki no alto das rochas e no recipiente. (foto 15) é importante que você seja tão delicado com o sistema da raiz como possível e remova somente solo e raiz para permitir que você posicione a planta e cubra as raizes.

Passo 09
Amarre o tanuki no lugar enfiando dois fios de cobre através de cada ilhós e torcendo para fixar-se. Use uma chave de fenda para torcer apertando os fios se necessário. O tronco e o shimpaku devem ficar imobilizados. Coloque o solo do bonsai no recipiente e com chopstick (vara de bambu) faça movimentos para eliminar bolsos de ar entre as raízes. Depois molhe abudantemente a planta e proteja-o do sol e dos ventos  por aproximadamente duas semanas. Coloque entao a planta em sol pleno. Comece a adubar após 3 a 4 semanas. Alimente pesadamente pelos dois anos seguintes, pois voce quer promover o maior  desenvolvimento possível. Não reenvase a árvore por pelo menos dois anos.


Passo 10 - O Futuro
O tanuki terminado está agora pronto para começar a tornar-se um bonsai. (foto 17) há muito mais para ser feito, mas não por algum tempo. O que a árvore necessita agora é desenvolver. Uma vez que você sabe que a árvore esta prosperando e saudável, você pode começar a aramar e dar forma aos galhos e tratar as áreas de madeira morta.  Após aproximadamente um ano a árvore ter-se-á endurecido na forma que foi dobrada e os parafusos podem ser removidos sem o medo de que a árvore salte para trás. Porque a árvore desenvolve mais raizes e aumenta seu aperto na madeira morta você descobrirá que a necessidade para usar fios de cobre descritos na etapa nove se tornará menos necessária. 


A foto 18 mostra o bonsai terminado; dois meses mais tarde e após alguma aramaçao modificaçoes foram feitas. A foto 19 foi realçada em computador mostrando que a árvore pôde olhar para um ponto  no futuro. Nesta foto nós fornecemos um vaso oval de Sara Raynor que está mais de acordo com a natureza da madeira morta, adicionado pouca folhagem e fazendo alguma modificaçao eletronica no jin e no shari.


1 comentários:

Unknown disse...

Pode ser feito tanuki com qualquer junipero?
Onde moro faz calor
E junipero gosta de clima mais ameno, certo?

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money