segunda-feira, 28 de março de 2011

O uso da borra de café para adubar o bonsai!

A borra de café é um bom fertilizante, mas não ao natural (sem uma preparação prévia):

"A borra de café é muito útil como adubo orgânico. Contém teores razoáveis de nitrogênio (2,3%), fósforo (0,42%) e potássio (1,26%), além de grande porcentagem de matéria orgânica (90,46%).

O café, como qualquer semente, tem reservas de nutrientes, que, em condições naturais, garantem a germinação. E a borra mantém os valores nutritivos da semente, mesmo depois que esta é torrada, moída e usada para fazer a bebida.

Não se deve, entretanto, utilizá-la diretamente no solo, mas submetê-la a um processo de compostagem, pois a borra in natura necessita de componentes do solo – como o nitrogênio – para se decompor. Caso contrário, ela “rouba” esse elemento químico da cultura que deveria fertilizar. Quer dizer, ao invés de adubar ela retira esse elemento que já estava presente, pra ela.

Acrescente-se então, uma parte de qualquer outro adubo orgânico (esterco, tortas oleaginosas, lixo orgânico, lodo de esgoto) para cada três partes de borra de café. A mistura deve fermentar durante 60 a 90 dias.

Em 60 dias já é possível aplicar a borra compostada, sem prejuízo para a cultura. E, em 90 dias, consegue-se um adubo orgânico mais nobre."

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money