sexta-feira, 18 de novembro de 2011

COMIDA DE PORCOS

Lucas cap. 15.16

E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.

Esta história nos relata a vida de um rapaz que desejou sair e conhecer o mundo. Pediu a sua parte da herança de seu pai e foi viver a sua vida “regaladamente”.

Na vida secular até que poderia funcionar se este rapaz aplicasse seu dinheiro de forma a lhe dar um grande retorno. Infelizmente não foi o que aconteceu com este jovem.

Vamos analisar alguns erros que devemos evitá-los para que sejamos bem aventurados:

1) Versículo 12a “o mais moço deles disse ao pai

Na EBD aprendemos que ninguém nos tira da igreja. Eu nunca vou perder a salvação por culpa de outra pessoa senão a minha culpa mesma. Este jovem decidiu se afastar da casa paterna. Em seu coração ele alimentou o desejo de viver a sua vida da forma como bem lhe parecesse. Deus havia dito em Genesis 4.7 “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Grifo do pregador). Havia um grande desejo de se desfazer da família no coração daquele jovem. Muitos hoje se desviam da presença de Deus porque desejaram. Ninguém força ninguém a se desviar. Ninguém força ninguém a pecar. Ninguém te força a pecar, odiar, guardar mágoa no seu coração.

2) Versículo 12a “Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe

Um dos grandes erros que muitos crentes cometem é o de pensar que já oraram bastante. Este jovem achou que a riqueza nunca iria acabar. Parou de trabalhar, parou de aumentar seu lucro.

Muitos têm parado de orar, jejuar, consagrarem-se a Deus. Não podemos cometer o mesmo erro de simplesmente parar de orar por achar que já oraram bastante durante nossa caminhada cristã. O fato de conhecer todas as histórias da Bíblia não quer dizer que devemos parar com a constante leitura, praticando-a somente quando estamos nos cultos.

3) Versículo 13a “partiu para uma terra distante

Tudo é conseqüência. Quando assumimos uma posição de soberba em nossas vidas, estamos a um passo da nossa queda. Este jovem saiu da proteção de seu pai. Abriu mão do direito de filho, pois se distanciou de seu pai. Agora seu pai não estava mais por perto para lhe dizer o que era certo ou errado. Mais errou do que acertou. Somente errou

Versículo 14a “Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade

Acabou o dinheiro, os grandes amigos se foram! Agora o jovem rico é um jovem pobre. Não tem dinheiro para se garantir em meio a este problema que afeta a muitos que estão ao seu redor.

Quando nos afastamos dos caminhos de Deus dizemos: “Eu me viro sozinho, não preciso de Deus!”. Creio que, se pudéssemos voltar no tempo, poderíamos ver aquele jovem dizer, ao sair da casa paterna: “Não preciso mais de meu pai, eu me viro sozinho!”.

Este jovem começou a precisar do dinheiro que havia gastado. Não havia mais recursos próprios para poder suprir a sua necessidade em um momento tão difícil.

Quando a pessoa não está em Cristo ou se afastou d´Ele, a tendência é passar por uma série de necessidades. E a primeira delas é a necessidade de preenchimento do vazio que existe em seu coração. Sua alma está toda machucada e faminta da palavra de Deus. O jovem da história ao perceber que sobreveio esta grande fome no país em que se encontrava não decidiu voltar para casa. Foi tentar um sustento que não era condizente com o sustento de seu pai. Foi cuidar de porcos. A pior profissão para um judeu era cuidar de porcos, pois os mesmos são considerados animais imundos. Este jovem estava cumprindo a palavra de Deus onde diz: “Quem está sujo, suje-se ainda mais”.

Quantas vezes procuramos solução dos nossos problemas fora da vontade de Deus. Penamos por não estar fazendo da forma correta. Não queremos baixar a guarda e expor nossa fragilidade.

4) Versículo 16a “Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada

929145166_04kxsjRJ_filhoprodigo

Chegamos então ao gran finale da história deste jovem. Este tenta suster a sua vida com um alimento que “não provém de Deus”. É por isso que vemos tanta gente envolvida em movimentos que não alimentam com a palavra de Deus. É o caso deste jovem. Ele tenta sustentar/saciar sua fome com alimento de porcos. Imagine, um judeu alimentando-se com comida de porcos!

Imagine um cristão alimentando sua alma com comida anti-bíblica! Conhecedor que é da palavra de Deus, sabedor de que o verdadeiro alimento é Jesus Cristo e sua palavra?

Descobri há uns tempos atrás uma doença. Esta doença é perigosíssima! Chama-se Anorexia Espiritual. Uma pessoa que está afetada por esta doença é conhecida pelos seguintes sintomas:

a) Fraca alimentação da palavra de Deus. Quando a pessoa se alimenta da palavra, ela logo em seguida vomita para não engordar.

b) Falta de oração. Quase não ora! Quando ora, falta-lhe palavras. Não suporta mais que cinco minutos de oração e já vem o sono, a dor nos joelhos e a inquietação.

c) Falta de consagração. Não quer se afastar do pecado. Tem prazer em estar pecando.

d) Um desejo imenso de alimentar-se dos prazeres do mundo. Prefere muito mais estar longe do convívio com Deus, que pode lhe dar a alegria de viver, e estar convivendo com o mundo que o leva para a morte eterna.

e) Não gosta de evangelizar. Já que não quer crescer saudável espiritualmente, por que alimentar outros?

f) Em nome de uma beleza exterior, afasta-se de Deus. Não quer que percebam que ele é cristão. Sente vergonha de ser saudável espiritualmente! Sente vergonha de si mesmo por carregar a Bíblia.

Conclusão:

1- Nesta hora eu quero lhe convidar a tomar uma atitude de humildade. Você que está afastado dos caminhos do Senhor. Faça como o filho pródigo:

Versículo 17 à “Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!”.

Caia em si! Volte para a casa do Pai!

a. Você que sente-se alimentando com comida de porcos (demônios), volte para os caminhos do Senhor! Arrependa-se! Jesus é o Pão da Vida!

filho-prodigo2

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money